Storytelling: toda empresa familiar tem a sua história.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Antes de começarmos, é preciso lembrar que por trás de uma empresa familiar sempre há uma grande história, que envolve sonhos, lutas, dedicação, dificuldades, paixão e conquistas. Uma história verdadeira e bem contada eleva o nível de qualquer comunicação e ajuda a desenvolver cada vez mais os negócios.

As pessoas querem saber o que há por trás de uma marca, por que ela existe, como nasceu, no que acredita, enfim qual é a sua história. Em empresas familiares, a história da família, do fundador, frequentemente se confunde, se mistura com a história da empresa.  Elaborar de forma estratégica o storytelling do seu negócio engaja os colaboradores, gera senso de pertencimento entre as novas gerações e cria um encantamento do cliente ao redor da história da sua marca. Não há mais espaço de hoje para comunicações vazias, fakes e forçadas. As pessoas não aceitam mais bla bla bla, elas querem histórias verdadeiras, sem mascaras, querem fazer parte de algo que faz sentido e que seja genuíno.

Como ser assertivo na implementação do Storytelling?

Comece pelo público-alvo

Defina para quem você vai contar! Para os clientes? Para os colaboradores? Para as novas gerações da família? Preocupe-se em criar uma narrativa coerente, com personagens verdadeiros, com linguagem adequada e um desfecho que reforce o porquê você gera valor para quem está ao seu redor.

Elabore um bom enredo

Sua história deve ser inspiradora. Por isso, trabalhe com questões reais, tangíveis e relevantes para sua audiência. Reforce momentos de reviravolta, aprendizados que obteve ao longo do tempo. Existem vários caminhos para contar uma mesma história, encontre o que mais impacta as pessoas que se relacionam com sua marca.

Você pode contar a história da empresa, a sua própria história de sucesso como empreendedor(a), ou até mesmo utilizar os benefícios que seus clientes ganham com seus serviços/produtos. Seja criativo e original!

Crie empatia!

Mostre que você se importa de verdade com a sua audiência. A sua história deve apontar de forma clara qual o problema que você resolve, para quem e qual a sua bagagem que o credencia para tal.

Envolva as pessoas no contexto, provoque reflexões e memorias de situações parecidas que eles também já viveram. Agregue emoção, detalhes e permita que seu público realmente visualize o cenário que as coisas acontecem.

Sempre existe algum conflito

Toda boa história tem um conflito que nos instiga, que nos provoca, que nos faz querer ir até o fim. Pode ser um desafio, uma dificuldade, um conflito com pessoas queridas, uma decepção, um fracasso. Quem nunca? Nossa história é sempre marcada por reviravoltas, superação de obstáculos, produtos revolucionários, vitória de personagens que conquistaram seu maior sonho, entre tantas outras coisas.

Nosso cérebro é surpreendente! Muitas das nossas decisões são tomadas pelos sentimentos e sensações que alguma situação nos causou. Storytelling proporciona uma experiência, experimentamos as sensações de alguém que já viveu, nos colocamos no lugar do outro, compartilhamos aprendizados. Nossa marca vira referência, uma inspiração.

Histórias reais criam relações poderosas e laços verdadeiros. Experimente criar o seu storytelling e surpreenda-se com a repercussão e resultados que a história inspiradora da sua empresa e da sua família podem gerar.

As histórias sobrevivem ao tempo, dão sentido a jornada e preparam pessoas para viverem melhor seus futuros.