Por que de tempos em tempos precisamos repensar nosso modelo de negócios?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
O mundo está em constante movimento. O que ontem era tendência, hoje não é mais. E nós sabemos que muitas vezes parece desafiador acompanhar essas movimentações, ainda mais tratando-se de negócios. Para empresas familiares, parece ser ainda mais complicado. Muitas vezes é difícil ver aquilo que sua família tanto lutou para criar, ter que se “renovar”. Ter que mudar a “fórmula do sucesso” que por anos funcionou.

Mas a boa notícia é: não existe fórmula do sucesso. Existe, sim, o repensar.

E repensar é sair da zona de conforto. É se dispor ao novo e entender que, assim como tudo na vida, as empresas também vivem de ciclos. Então pare tudo o que está fazendo agora e reflita sobre o modelo de negócio de sua empresa: ele ainda está funcionando?

Muitas vezes, temos a impressão de que ele está sim funcionando, mas saiba que diversas empresas fecharam por apostar em modelos de negócios que já não cabiam mais no mercado do jeito que ele era.

Provavelmente você já ouviu falar da Kodak, uma potência nos anos noventa e que produzia rolos de filmes fotográficos, assim como sua então concorrente Fujifilm. Com o surgimento das câmeras digitais, apenas uma delas repensou seu modelo de negócios e se reinventou. O resto dessa história você já conhece. Uma é líder de mercado e a outra ainda continua lutando para retomar parte do espaço que perdeu há anos.

Pode parecer complicado acompanhar essas mudanças, mas alguns indicadores podem te ajudar com isso. Um deles é o faturamento de sua empresa. Se ele vem caindo mês a mês, isso é um sinal. Outro fator é o crescimento. Se ano após ano sua empresa cresceu e, de repente, fecha um primeiro ano no vermelho, isso também é um alerta: chegou a hora de você rever seu modelo de negócios.

Você pode começar a repensar o modelo de negócios a partir de reflexões mais básicas, como a missão e a visão da empresa. É importante revistar o propósito da empresa existir e os objetivos a longo prazo. Há ainda ferramentas mais analíticas, como a matriz SWOT e a 5W2H. A partir delas, você pode criar planos de ação para novas metas. Outra análise que pode ser feita é sobre o cenário atual e futuro do mercado, levando-se em consideração a concorrência, além da análise das forças de mercado e de suas tendências.

Para finalizar, gostaríamos de compartilhar duas histórias. A primeira, sobre uma empresa que sobreviveu por mais de mil e quatrocentos anos, a Kongo Gumi. Essa empresa começou como construtora de templos, mas, para sobreviver ao longo de tanto tempo, teve que fazer diversas adaptações em seu modelo de negócio. E quando falamos adaptações, neste caso, queremos dizer transformações profundas. A outra história é sobre o Grupo Tigre, um ótimo exemplo de empresa familiar que soube se adaptar ao novo mercado e foi se transformando ao longo dos anos. Começou nos anos 40 vendendo “pentes Tigre”, “Cachimbos Sawa” e “Leques Minueto” e hoje se transformou em uma multinacional brasileira, líder de mercado, sinônimo de pioneirismo e inovação, que atua em diversos segmentos como mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Além de tubos e conexões, produtos mais conhecidos da empresa, também fazem parte do portfólio Soluções em Esquadrias, Ferramentas para Pintura e tubulações de PEAD para saneamento e drenagem.

Agora te perguntamos: por que de tempos em tempos precisamos repensar nosso modelo de negócios? Porque desde que você começou a ler esse texto e chegou até aqui, o mundo já não é mais o mesmo. Muitas coisas mudaram.

A Família S.A está aqui para ajudar você a acompanhar essas transformações e a repensar a forma de fazer negócios. Sua empresa enfrenta este desafio? Conte pra gente como sua empresa e sua família lidam com este tema. Comente suas experiências e vamos fazer essa conexão cada vez maior.