O mundo está cada vez mais conectado, em todos os sentidos. Diminuímos distâncias entre pessoas e lugares, temos acesso a tudo, a todos, a qualquer hora, principalmente à informação, que aumentou de forma exponencial. Em meio a esse cenário inédito, muitas empresas familiares tiveram de correr contra o tempo para se adaptar e, mais do que isso, entender as demandas de um mercado ágil e em constante transformação. Esse movimento global no mundo dos negócios tem um nome: transformação digital.
Quando a era digital se tornou realidade, inúmeras companhias desapareceram, pois não souberam reconhecer e absorver as mudanças nas relações do mercado. Alguns exemplos conhecidos são as fabricantes de itens de fotografia que não migraram para as câmeras digitais a tempo, bem como locadoras de vídeos, que com a chegada do streaming foram pegas de “surpresa”. O que não surpreende é o fato de que muitas dessas empresas deixaram de seguir o rumo da inovação anos antes de toda a transformação digital chegar como uma onda, devastando tudo o que era conhecido como o status quo. Ou seja, em algum momento seus administradores acreditaram que nada poderia – ou pior, deveria – mudar.
Mas o que, afinal, deve ser feito pelas empresas familiares para que a adequação aos novos tempos seja feita de forma saudável e efetivamente promissora? Selecionamos algumas dicas que poderão ajudar você a estar preparado para as constantes mudanças da era digital. Confira:
Uma equipe preparada vale ouro
Invista no recurso mais valioso de toda empresa: seus colaboradores! Sem eles, não há processo que seja capaz de implementar novas diretrizes estratégicas digitais em seu negócio. É preciso que eles entendam o cenário atual, onde a empresa se encontra, onde quer chegar e, o mais importante de tudo: como chegará lá. Invista em cursos que capacitem sua equipe, dessa forma ela estará sempre em dia com os interesses internos (da empresa para com o mercado) e externos (sobre o que o mercado pede).
Investir é preciso
Administrar uma empresa familiar em meio a um mercado dinâmico, pode significar que, caso não haja investimento financeiro para a atualização constante, pode-se perder relevância num piscar de olhos. Por isso, o ideal é que investimentos em novas tecnologias sejam feitos periodicamente, sempre tendo em mente as estratégias da empresa e os rumos do mercado. Mas não vai sair gastando com qualquer coisa nova que vê por aí, pesquise bem o que deseja investir, converse com outras empresas que já tenham adquirido. É importante destacar que não apenas softwares ou análises de métricas digitais são vistas como investimentos, mas sim, também as pesquisas de mercado, importantíssimas para auxiliar no direcionamento da empresa. Caso não seja possível angariar recursos financeiros suficientes para o investimento, tente fazer uma parceria com alguma empresa que atue no mesmo segmento que a sua, dessa forma os custos serão divididos e os benefícios, também! Economia criativa e colaborativa é uma tendência mundial, e ao optar por parcerias como essa, sua empresa familiar já estará, além de tudo, trazendo um diferencial competitivo interessante para si.
Esteja sempre dez passos à frente
Prevenir-se de surpresas desagradáveis daqui a 2 meses ou 10 anos, começa agora. Criar um planejamento de longo prazo possibilita que o objetivo da empresa seja traçado com mais assertividade, o que, além de alinhar todos os interessados a um só propósito, pode fazer com que os processos e ações da empresa sejam aprimorados. Saber onde se quer chegar e saber isso o quanto antes é primordial para que a melhor estratégia seja colocada em prática, a melhor equipe seja preparada e os melhores resultados sejam alcançados.
Visão além do alcance
Quando se deparar com uma nova tecnologia ou inovação, tente visualizá-la no seu negócio. Será que funcionaria pra na minha empresa? Baseado nessa novidade, o que poderia melhorar meu negócio?
Assim você já consegue sair na frente de muitos de seus concorrentes que esperam que as novas tecnologias já estejam impregnadas no mercado.
Todas essas dicas são elementos base para que a sua empresa familiar saiba aproveitar tudo que a transformação digital tem a oferecer. Não basta implementar tecnologias, há de se saber como utilizá-las. O grande “pulo do gato” da era digital é transformar dados em insights, que por sua vez se tornam direcionamentos e podem levar sua empresa de um patamar a outro em questão de meses. Tendo isso em mente, fica claro que toda e qualquer empresa que oferecer resistência às demandas do novo mercado tenderá ao declínio ou até mesmo ao ostracismo.
Pois bem: informar-se é bom, discutir é ótimo, mas agir é preciso! Por isso, leve à frente o conhecimento adquirido por aqui, discuta sobre possibilidades com sua equipe e seja o agente inovador que estará à frente da grande transformação digital da sua empresa familiar! Caso precise de ajuda, estaremos sempre por aqui.
Até a próxima!