Negociando com parentes: como não comprometer a relação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
O momento de uma negociação costuma demandar certa estabilidade e inteligência emocional, firmeza e estratégia. Quando inserimos nesse cenário a participação de um parente, pode ser que qualquer deslize gere consequências as quais você – e sua empresa! – não vão querer vivenciar.

Negociar com um cliente trazido por seu sócio que, para dificultar um pouco as relações também é seu irmão ou parente próximo, é uma tarefa mais árdua do que se fosse com uma pessoa qualquer. E, nesse caso, somente o posicionamento estratégico pode proteger sua relação familiar e trazer benefícios ao seu âmbito profissional. 

A falta de boas práticas na negociação com parentes pode levar a:

  • Falta de diálogos saudáveis para uma boa tomada de decisão;
  • Discordâncias pessoais entre familiares que dividem o mesmo ambiente profissional;
  • Acordos mal combinados, onde alguma das partes é prejudicada;
  • Baixa lucratividade na venda de produtos ou serviços.


Na hora de tomar uma decisão importante junto a um familiar, lembre-se das dicas a seguir – elas levarão você a uma melhor reflexão e, consequentemente, à melhores resultados:

Crie um ambiente saudável para construir uma relação sadia

Logo no início de toda essa revolução no bem-estar inter-relacional da sua companhia, estabeleça os limites de atuação de cada um. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões, uma vez que cada um sabe onde pode pisar.

O ideal é que essas definições sejam colocadas em um contrato. Dessa forma, as responsabilidades de todos e as regras que devem reger os processos estarão disponíveis para consulta, quando necessário!

Preserve suas relações familiares

Antes de qualquer coisa, você está lidando com alguém da família. Lembre-se que, quando esse dia de importantes decisões chegar ao fim, você talvez irá encontra-lo no final de semana, junto com seus familiares. Então, apesar de qualquer outro interesse, tente preservar o que é mais importante.

Seja íntegro frente aos interesses da empresa

Quando lidamos com alguém que nos conhece há muitos anos – ou desde sempre! -, que participou e participa de muitos momentos da nossa história, é ainda mais difícil ser formal ou íntegro em relação aos interesses da empresa. Nós sabemos! Mas, se você deve ser a referência quando o assunto são as boas práticas para o desenvolvimento saudável da companhia, procure maneiras ideais de ser claro e mostrar os benefícios dos seus pontos de vista para o sucesso do projeto.

A opinião de todos é muito importante! Ouça-as!

Quando damos voz e espaço para que as pessoas exponham suas ideias e opiniões, soluções incríveis podem ser encontradas. Aja com humildade e tente ouvir a todos os envolvidos no assunto – você não vai se arrepender!

Vá com calma!

A pressa, com certeza, não é uma boa aliada na busca pela a decisão ideal. Seja criterioso e analise todos os cenários possíveis, sem querer pular etapas. Dessa forma, você terá mais segurança e assertividade em sua escolha.

Se algo der errado, converse com seu travesseiro

Você deve estar rindo agora… seu travesseiro não fala! Mas é exatamente por isso que você deve “conversar com ele”. É no aconchego do seu lar, no silêncio da madrugada que nossa mente, descansada, tem novos insights e traz incríveis descobertas. Aproveite essa oportunidade de relaxamento e introspecção para ter ideias que podem te ajudar no dia a dia.

Nós, seres humanos, odiamos conflitos! E, se envolverem nossa família e nosso trabalho, então, mais ainda. Mas, caso isso aconteça com você, tente se acalmar e tentar entender o ponto de vista do outro, pondere e busque sempre chegar a um consenso. A calma é a melhor amiga de todas as relações, acredite!

Fazer negócios com a família tem seu lado bom e seu lado ruim, assim como tudo na vida! De qualquer modo, buscar implementar boas práticas nas relações interpessoais só trará benefícios a você, a sua empresa e aos seus familiares. Escolha as dicas que melhor se adequam à sua situação e experimente coloca-las em prática – pode acreditar, a saúde e harmonia das suas relações melhorará, e muito!