Esses fatores são capazes de quebrar as estatísticas negativas que afetam a trajetória das gerações sucessoras de uma empresa familiar. Como sabemos, diferente das plantas e animais as empresas nascem, crescem, podem morrer, se reinventar, se regenerar e durar.
Nesse sentido, a partir desta publicação, quero desafiar toda comunidade Família S.A a publicar seus fatores positivos; suas experiências; conceitos e percepções que contribuíram, e ainda contribuem, para a longevidade dos negócios familiares.
Vou começar esse desafio, compartilhando com você uma experiência recente:
Tive a oportunidade de visitar no mês de agosto/2018 uma empresa tradicional e familiar da Alemanha, que é reconhecida pela por seus deliciosos e admirados pretzels, pães e vinhos. A empresa fica localizada na cidade de Wertheim, às margens do Rio Reno e atualmente é administrada pela 13ª geração de sua linha sucessória.
Nessa visita, pude observar e destacar importantes fatores que mantem a Fritz Frischmuth longeva, são eles:
- Foco no legado e continuidade da empresa, maior do que na simples substituição de pessoas;
- Práticas constantes da gestão, em que “brigas” e “conflitos” ficam sempre no campo das ideias e não das pessoas;
- Destacado valor empresarial de fazer sempre o melhor;
- Clara visão familiar de ter sempre algo importante ainda por fazer;
- Gestão comprometida, direção clara e governança percebida.
A visita foi uma experiência muito enriquecedora. Pude observar uma nítida exposição do paradoxo entre tradição e inovação, em uma empresa familiar. Essa análise reforçou o pensamento de que: para a prosperidade, o melhor caminho é desenvolver um ambiente onde as diferentes gerações trabalhem juntas, para que o moderno possa potencializar o eterno.
E você? Quais experiências tem para compartilhar com a comunidade Família S.A? Tenho certeza que essa troca será muito positiva para todos. Então, fica aí o desafio. Queremos te ouvir.
Josmar Bignotto
Especialista, Consultor e Conselheiro de Empresas Familiares