Certamente, em algum momento de sua trajetória, você já ouviu dizer que criatividade é um talento. Ou a pessoa já nasce criativa, ou nunca o será. Mas, você sabia que isso é uma mentira? Criatividade é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida. O segredo está em saber quais são as melhores formas para incentiva-la – tanto em si como entre as pessoas ao seu redor.
Saber quais habilidades devem ser desenvolvidas em sua empresa familiar é crucial para seu sucesso e, quando o assunto é criatividade, é preciso que todos os envolvidos estejam em constante busca por aperfeiçoamento.
Dentre diversas competências, “ser criativo”, hoje, é visto como um diferencial competitivo para as empresas, principalmente entre as que estão alinhadas com as tendências de inovação constantes no mercado atual. A definição de um profissional criativo pode variar de acordo com o perfil da empresa familiar, mas existem algumas características comuns entre eles. Veja, abaixo, algumas delas:
São curiosos
Pessoas criativas costumam ter uma sede por conhecer ideias novas e conceitos diferentes, seja sobre um “copo sustentável” ou uma “ilha paradisíaca que possui espécies únicas de plantas, em algum lugar do mundo”. A criatividade é alimentada por diversas ideias, imagens, experiências e vivências diferentes, e, querendo ou não, a constante busca e interesse por diferentes assuntos, alimenta a imaginação, que consequentemente incentiva a criatividade e a inovação!
Adoram um desafio
A percepção e solução de problemas que muitas vezes são negligenciados ou passam despercebidos por outras pessoas, aguça a mente dos criativos. Geralmente, são estimulados pela presença de problemas “insolúveis” ou pela vontade de alterar o status quo. Incentivar a prática de reuniões que utilizem o brainstorming ou até mesmo o design thinking, para solução de problemas, é uma ótima forma de captar e despertar os criativos que existem na sua empresa familiar.
Questionam – e muito!
Profissionais criativos são questionadores por natureza. “Não é por que até hoje fazemos café com coadores de papel, que essa é a melhor forma de fazê-lo.” – suas mentes funcionam assim! O interessante, do ponto de vista organizacional, é que agindo dessa forma, é possível promover a experimentação e a criação de hipóteses para diversos problemas, aumentando o leque de ideias e a possibilidade de resolve-los com o melhor recurso possível.
Possuem visão sistêmica
Não pensam somente em seu departamento ou no seu próprio bem-estar dentro da empresa. São altamente colaborativos, o que faz com que frequentemente integrem diversas outras áreas e pessoas aos processos da empresa. Quanto mais esse profissional se integra e integra outros, mais conexões e ideias diferentes ele consegue agrupar – o que coloca a organização no caminho mais próximo da inovação e da resolução aprimorada de problemas.
Trabalhar as habilidades acima faz com que a organização como um todo possa assumi-las como processos, possibilitando, cada vez mais, o destaque de profissionais criativos. Lembre-se: a interação, a troca de experiências entre os colaboradores é uma das principais fontes de formação de profissionais criativos dentro de uma empresa familiar.
Para fomentar a criatividade, busque criar encontros entre diferentes membros de todos os seus departamentos, com temas específicos – não necessariamente relacionados à empresa, o que tornará esse momento em algo prazeroso – com o objetivo de encontrar soluções para problemas hipotéticos! Selecione temas lúdicos, associados a, por exemplo, desenhos animados, situações de séries do momento, entre outros. O importante é criar uma atmosfera agradável e propícia para novas ideias!
Agora é a hora de agir como um criativo: questione-se! Você é criativo? E seus colaboradores? O que pode mudar ou o que pode melhorar em seus processos?
Se tiver alguma dúvida, mande uma mensagem para gente! Ficaremos feliz em ajuda-lo.
Até a próxima!