Crescimento e desenvolvimento na Empresa Familiar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Toda e qualquer Organização tem desafios, diariamente, para manter ou acelerar seu crescimento. E, se por um lado conhecemos e admiramos empresas notáveis com mais de 1.000 anos, existem também aquelas que, prematuramente, deixam de existir e hoje, nunca mais ouvimos falar delas. Mas por que será que empresas outrora tão poderosas e aparentemente sólidas, são extintas tão rapidamente?

Dentre as causas, tenho encontrado pistas que as diferem das com bagagens centenárias ou milenares. De um lado estão aquelas que se preocupam apenas com o crescimento, e não se enxergam realizando mudanças ou se adaptando à rápida transformação do mercado. Seus principais KPI’s (Indicadores) estão geralmente focados no percentual de crescimento das vendas anuais. Para esses casos, o objetivo é quase que exclusivamente financeiro. Por isso, crescem, crescem e crescem, sem sustentação alguma, e às vezes, a qualquer custo.

 Por sua vez, em empresas perenes, isto é, que possuem uma trajetória duradoura, encontro fatores desenvolvimentistas, além dos financeiros – nos âmbitos pessoal, organizacional, de inovações, transformações, de entrega de valor, entre outros -, os quais sustentam um crescimento justo e, realmente, sólido. Uma empresa que escolhe seguir o caminho do aprendizado constante, de adaptação e da reinvenção, sem deixar de ser fiel aos seus valores e às pessoas, torna-se próspera e admirada.

 Nós vivemos e aprendemos com todos os percalços que envolvem o desenvolvimento sadio de uma empresa familiar. Não é fácil chegar ao topo – e pode ser ainda mais difícil manter-se lá.

Para trilhar esse caminho precioso com a maior precisão possível, conte com o Família S.A. Aqui é possível empoderar-se e reverter as estatísticas que jogam contra o sucesso das empresas familiares ao longo das gerações, contribuindo assim, para torna-las mais efetivas, admiradas e desejadas.

Josmar Bignotto

Especialista, Consultor e Conselheiro de Empresas Familiares