Não importa qual é o seu meio de atuação, o seu produto, serviço ou canal, inevitavelmente a mudança irá bater na sua porta. Seja através de um novo concorrente, uma nova tecnologia, novos processos, ou até mesmo novos perfis de profissionais e clientes – sim, eles também estão em constante transformação! Por isso, é de extrema importância que a companhia invista em novas estratégias de trabalho e constantes atualizações.
O futuro de uma gestão resistente e engessada envolve seguintes aspectos:
- Uma equipe acomodada que não se esforça em crescer e desenvolver novas habilidades;
- Baixas perspectivas quanto ao crescimento e desenvolvimento da Empresa;
- Produtos e serviços defasados, em casos de Empresas B2C e estratégias obsoletas em Empresas B2B.
- Retrocesso nos resultados da Organização.
Mas, mesmo as empresas mais resistentes ainda podem encontrar um caminho para a implementação de processos inovadores que reflitam em resultados promissores. Isso é possível através da mentoria. Além de trazer novas ideias, esse processo, muito difundido hoje em empresas, amplia os horizontes e desenvolve melhores líderes e gestores.
O que o mentor faz?
Sempre munido de resultados e diagnósticos, o mentor – ou conselheiro – é um profissional que se especializou em proporcionar todo o apoio necessário na melhoria de resultados ou projetos de organizações. Eles são experts em aplicar técnicas, estratégias – muitas vezes com vivência no assunto – contribuindo, de forma muito criativa, para o melhor desempenho dos negócios e das relações dos gestores com seus colaboradores.
Como será o perfil ideal para a minha empresa?
É sempre muito importante contar com alguém que fale as coisas que você precisa ouvir e que nem sempre sua equipe e as pessoas que estão ao seu redor tem coragem de dizer. Um mentor que gera valor para os negócios e para a família deve ser alguém que já viveu os desafios e entende o que realmente acontece em uma empresa familiar.
Além de experiência, vivencia prática e capacitação, um mentor precisar ter os valores alinhados aos valores da familia e da empresa. O trabalho exige confiança, seriedade e compromisso. Pare e pergunte a si mesmo: “Você convidaria esta pessoa para frequentar a sua casa? ”
Qual é o melhor momento para se contar com uma mentoria?
Às vezes o envolvimento com os processos e obrigações do dia a dia é tão grande que acabamos não conseguindo enxergar além. Isso faz com que a atitude visionária dê lugar à comodidade, e é nesse momento que você deve contar com uma ajuda externa.
Seja devido à necessidade de ampliar os horizontes e identificar falhas em processos de empreendimentos que não estão colhendo os frutos esperados, ou quando você percebe que por algum motivo o seu negócio não vai bem, o primeiro passo – antes de contratar a mentoria – é reconhecer a necessidade de uma mudança! Agindo dessa forma, você já estará se preparando para ouvir atentamente as diretrizes do seu orientador.
Outro fator fundamental, especifico para empresas familiares, é o momento que a família precisa tomar decisões. Seja por questões de sucessão, ou para evitar possíveis conflitos entre os integrantes. Nestes casos, contar com alguém de fora, isento, independente e que não esteja emocionalmente envolvido é fator chave e ajuda bastante. Famílias inteligente tomam atitudes, fazem a hora e não esperam acontecer os problemas. Evitam conflitos que podem ser evitados e preservam a sustentabilidade do negócio e a harmonia entre a família.
Como contratar um mentor?
Não tenha pressa e converse com possíveis candidatos antes de escolher algum. Conheça sua história, seus valores, sua experiência. Lembre-se de buscar referências, cases de sucesso e analisar a idoneidade e práticas do profissional, para que suas expectativas estejam alinhadas aos futuros resultados.
Analise se as expertises deste mentor podem ser úteis para resolver os problemas que você está enfrentando ou para ajudá-lo a seguir na jornada que planejou.
Procure saber se o mentor está conectado com o mercado, com as tendências, com as novidades. Analise sua rede de relacionamentos, pois um bom mentor te apresenta e te coloca em contato com parceiros importantes e que podem lhe ajudar muito.
É essencial que você se identifique com seu mentor, afinal, ele será seu conselheiro. Na maioria dos casos, nós como líderes em empresas familiares somos muito solitários. Poder contar com contrapontos, questionamentos e provocações nos permite crescer, mitigar riscos e aproveitar oportunidades que possivelmente não estávamos enxergando.
Deixe que a paixão pelo negócio motive suas atitudes todos os dias – e mantenha uma visão sempre positiva frente a mudanças. Permita-se sair da operação frequentemente para pensar, para planejar e para conversar com alguém que vai lhe trazer questionamentos que voce precisa responder. Lembre-se que no mundo de hoje, mais importante que as respostas, é fazer as perguntas corretas.
Se gostou, compartilhe com a sua rede. Se tiver comentários, por favor não deixe de faze-los. Participe conosco e vamos construir um ecossistema cada vez mais forte com assuntos e conexões que geram valor ao nosso redor.