Trabalhar com a família exige disposição para superar muitos desafios

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Uma história real de pai e filho que vai provocar e emocionar você.

 
Esta semana a FORD BRASIL lançou uma campanha sensacional que retrata a história real dos Bottino e sem dúvida alguma tocou o coração de todas as pessoas que assim como eu vivem os desafios de trabalhar na empresa da família.

Diferente do mundo corporativo tradicional, nossa jornada não termina quando o trabalho acaba, pois, ao chegar em casa jantamos ou tomamos uma cerveja com nosso chefe, com nosso pai, com nossa irmã. Qual o assunto? E se aconteceu alguma dificuldade durante o dia na empresa? E se algo não saiu como havíamos previsto? A tarefa não é fácil!

Quando escolhemos trabalhar com a nossa família, precisamos entender tudo que está em jogo, como funciona este ecossistema carregado de razão e emoção e quais são os tijolos essenciais que temos que assentar para que nossa estrutura consiga vencer as intempéries do tempo.

Ao mesmo tempo que somos conectados por sangue, que temos a mesma origem, que compartilhamos um sonho, que carregamos o DNA e a história do fundador, também enfrentamos muitas barreiras, confrontos, conflitos e inúmeras vezes misturamos sentimentos que provocam muitas emoções. É tudo sempre muito intenso.

Às vezes, no papel de pai, erramos com nossos filhos tentando acertar. Através da nossa lente julgamos nossos “pequenos” como precipitados, apressados e não preparados para assumir “nossas” responsabilidades. Cobramos muito, somos muito duros com eles, mas sempre achando que estamos fazendo o melhor.

Como filhos, queremos reconhecimento do nosso valor. Trabalhei e estudei muito e as pessoas insistiam em me perguntar: “Você trabalha com sua mãe?”. Parecia que eu estava lá apenas porque era “filho do dono”. Hoje consigo ver tudo de forma mais clara, mas talvez lá atrás nos tenha faltado paciência, experiência e sabedoria para lidar com isso.

Adorei quando o Adilson fala no filme que criamos filhos para o mundo. Minha avó Chiquita que criou 11 filhos numa fazenda de café em Minas Gerais falava exatamente isso. Construiu uma família linda da qual tenho o maior orgulho de fazer parte.

O segredo para ter uma empresa que prospera e uma família com harmonia é combinar as regras do jogo de forma transparente, organizar a estrutura, definir de forma clara os papéis, envolver todos de forma verdadeira para um mesmo objetivo, olhar nos olhos e falar o que sente. A empresa familiar de sucesso necessariamente precisa ter 3 grandes pilares: Governança, Diretriz estratégica e Gestão.

Precisamos proteger a empresa da família e a família da empresa. O caminho para isso é fortalecer a parceria entre gerações, onde a complementaridade cria fortalezas e diminui vulnerabilidades. A família inteligente fala em continuidade, não em sucessão.

Falaremos muito mais sobre estes temas, com especialistas no assunto através do www.familiasa.net . Vamos construir esta comunidade que respira empresa familiar, participem em nossas redes sociais (FacebookInstagram e LinkedIn), enviem suas histórias, suas dúvidas. Juntos somos muito mais fortes!

PSS: Parabéns para agência GTB pela brilhante produção da campanha, para a FORDpela idealização e parabéns para o pessoal da TRATTO consultoria, empresa liderada pelo Daniel Pagotto que vive o dia a dia das empresas familiares do AGRO e que contribuiu para o resultado deste projeto. Finalmente parabéns ao Adilson e Olavo Bottino pela linda história, pela parceria entre vocês e pelo trabalho que desenvolvem juntos. Tive o prazer de conhecê-los durante a Academia Rural 2017 em Três Lagoas, da qual fazemos parte até hoje.

Thiago Salgado

Fundador da Famíliia S.A.